Top 5 livros de finanças indispensáveis para você - jovem investidor e jovem empreendedor
As finanças são um dos aspectos mais críticos da nossa vida.
Algumas pessoas têm um salário médio, mas ainda conseguem economizar fortunas, enquanto algumas acabam lutando para sobreviver, mesmo depois de ganhar um número mensal de sete dígitos.
Qual é o segredo? Letramento financeiro.
A maioria das pessoas hoje vive de salário em salário. Eles não têm nenhum tipo de fundos reservados para emergências. Isso realmente não é aconselhável.
Para garantir que você não acabe lutando com suas finanças pessoais de maneira semelhante, compilei uma lista de alguns dos melhores livros de finanças de todos os tempos.
Livros de finanças pessoais são recursos poderosos para melhorar sua vida financeira se você os usar como uma ferramenta de aperfeiçoamento.
Um bom livro financeiro pode guiá-lo para um caminho melhor, mas cabe a você dar esse salto.
Aqui vai, 5 melhoras livros de como alcançar a liberdade financeira.
1: Pense e Enriqueça Por Napoleon Hill
Mais de 100 milhões de cópias deste livro são vendidas. Este livro irá inspirá-lo a se tornar um homem rico e uma grande pessoa também.
Os exemplos da vida real de Thomas Edison e Henry Ford tornam o livro ainda mais apreciável.
Apesar de ter sido escrito no século 20, os aprendizados e conhecimentos são aplicáveis ainda hoje.
É por isso que o livro é classificado como um dos melhores livros financeiros de todos os tempos.
2: Pai rico Pai Pobre Por Robert Kiyosaki
Todos nós provavelmente já vimos a capa deste livro. Ou pelo menos ouviu falar sobre isso de um amigo.
Há uma razão pela qual este livro permaneceu por mais de duas décadas.
No livro, Kiyosaki compartilha o que aprendeu crescendo com seu pai e o pai de seu amigo, o último dos quais é o “pai rico” no título da maneira mais simples.
Essas lições incluem como você não precisa ganhar muito dinheiro para ficar rico, define ativos e passivos e explica aos pais por que as escolas não ensinam aos seus filhos o que eles precisam saber sobre finanças pessoais.
Robert Kiyosaki desafiou e mudou a forma como dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo pensam sobre dinheiro.
Com perspectivas que muitas vezes contradizem a sabedoria convencional, Robert ganhou uma reputação de conversa franca, irreverência e coragem.
Ele é considerado mundialmente como um defensor apaixonado da educação financeira.
3: Os segredos da mente milionária por T. Harv Eker
Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas
"T. Harv Eker desmistifica o motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida de dureza".
Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que T. Harv Eker chama de "o seu modelo de dinheiro" – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
Nesse livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos "arquivos de riqueza", 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas.
O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro. Você aprenderá a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta e não pelas horas que trabalha.
Além disso, saberá como aumentar o seu patrimônio líquido – a verdadeira medida da riqueza.
A ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar.
"Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros", diz Eker.
"É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo."
4: A psicologia do dinheiro Por Morgan House
Esta leitura é um mergulho interessante na psicologia do dinheiro.
Também explica como seu ego, noções preconceituosas e até mesmo seu orgulho podem afetar suas decisões sobre dinheiro.
Isso é obviamente perigoso ao gerenciar seu portfólio de investimentos.
O livro lhe dará dicas e ferramentas para combater esses preconceitos na forma de 19 contos que se concentram no mesmo tópico.
Housel é sócio do The Collaborative Fund e trabalhou como colunista no The Wall Street Journal.
Não é à toa que seu livro está entre os melhores livros de finanças de todos os tempos.
5: Mais esperto que o Diabo por Napoleon Hill
Neste livro, inédito no Brasil, você vai descobrir, após 75 anos de segredo, por meio dessa entrevista exclusiva que Napoleon Hill fez, quebrando o código secreto da mente do Diabo: Quem é o Diabo? Onde ele habita? Quais suas principais armas mentais? Quem são os alienados e de que forma eles ou elas se alienam? De que forma o Diabo influencia a nossa vida do dia a dia? Como a sua dominação influencia nossas atitudes? O que é o medo? Como nossos líderes religiosos e nossos professores são afetados pelo Diabo? Quais as armas que nós, seres humanos, possuímos para combater a dominação do Diabo? Qual a visão do Diabo sobre a energia sexual? Como buscar uma vida cheia de realizações, valorizando a felicidade e a liberdade? Essas perguntas e muitas outras são respondidas pelo próprio Diabo, que se autodenomina "Sua Majestade", de acordo com Napoleon Hill.
O seu propósito, escrito com suas próprias palavras, é ajudar o ser humano a descobrir o seu real potencial, desvendando as armadilhas mentais que os homens e as mulheres deste mundo criam para si mesmos, sabotando a sua própria liberdade e o seu próprio direito de viver uma vida cheia de desafios, alegria e liberdade. Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, este livro não somente é uma fonte de inspiração e coragem, mas deve ser considerado um manual para todas aquelas pessoas que desejam felicidade e liberdade financeira.
Esse livro sem dúvidas vai mudar a sua percepção de como o mundo funciona.
Considerações Finais
Ler livros certamente é uma opção que cabe no bolso, não é? Quero dizer, é melhor aprender com o erro de alguém do que arriscar seu próprio dinheiro.
Eu não falo que a experiência em primeira mão não importa.
Sim. Mas é importante saber o básico sobre o que fazer e o que não fazer, não é? Ao ler um livro, você consome uma enorme quantidade de pesquisa em um período de tempo relativamente curto, e é uma das melhores maneiras de melhorar suas habilidades.
Leia também: 5 estratégias de investimento para iniciantes


Nenhum comentário: