A reserva de emergência e uma etapa crucial para o enriquecimento e por fim a liberdade financeira.
Então aqui vou disponibilizar 6 instruções de como montar a sua, Confira a seguir:
1: Calcule o valor da reserva: Some todos os seus gastos, incluindo moradia, alimentação, financiamentos, saúde, entre outros, e multiplique o total pelo número de meses que deseja estar seguro.
Por exemplo, se os seus custos fixos são de R$ 5 mil por mês e você deseja estar protegido financeiramente por seis meses, o valor da sua reserva de emergência deve ser de R$ 30 mil.
2: Anote suas despesas: Anote suas despesas mensais em um papel, aplicativo ou em uma planilha. Isso vai te ajudar a entender melhor a qualidade dos seus gastos.
3: Corte os gastos desnecessários: Identifique quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas do seu orçamento.
Lembre-se de que você deve abrir mão de algumas regalias no seu dia a dia para ter mais dinheiro para aplicar na sua reserva de emergência.
4: Economize dinheiro: Ao seguir os passos anteriores, você conseguirá economizar um valor para poder aplicá-lo na sua reserva. Considere também procurar formas de ganhar dinheiro na internet para complementar a sua renda.
5: Escolha o tipo de investimento: Você pode investir a sua reserva em Certificados de Depósito Bancário (CDBs), contas digitais remuneradas, Tesouro Selic e fundos do tipo DI.
Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, portanto, escolha a que mais se adequa às suas necessidades.
6: Escolha a instituição financeira: Se você decidir investir em CDBs, escolha uma instituição financeira sólida e que ofereça um CDB com liquidez diária e que possibilite o resgate a qualquer momento. Alguns exemplos são Banco Inter, C6 Bank e Sofisa Direto.
Lembre-se de que ter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com imprevistos financeiros, como perda de emprego, problemas de saúde ou problemas na casa, e ajuda a manter a estabilidade financeira


Nenhum comentário: